fbpx

Hotel Meira e a Lampreia

Hotel Meira promove tributo à lampreia

Num ambiente intimista e de requinte o Hotel Meira  promoveu um Jantar de Tributo à Lampreia com a Ribafreixo Wines.  

Tiago Azevedo, Mara Campos, Ana Meira, Álvaro Costa, Filipe Azevedo

Uma verdadeira celebração dos produtos locais e da sazonalidade com a orientação do Chef  Álvaro Costa. Desde o início da sua colaboração com o Meira, este tem valorizado a localização do hotel, em Vila Praia de Âncora, para dar a conhecer de novas formas os produtos do mar, da serra ou do rio.

Assim sendo, o tributo à lampreia seria de esperar. O inesperado foi, em terras de vinho verde, o cruzamento do ciclóstomo (nome científico dos peixes de boca circular) com vinhos alentejanos. E que cruzamento! Os vinhos da Ribafreixo formaram o casamento perfeito.

À chegada fomos surpreendidos com uma degustação de Conservas da Néna ,de sabores fortes e marcadamente tradicionais. Difícil de destacar apenas um. As pataniscas de lampreia vieram abrir o apetite aliadas a um Pato Frio de Cashmere Rosé (2017).

Já na Sala, Vítor Oliveira da Ribafreixo Wines apresentou-nos um Pato Frio Grande Escolha Antão Vaz (2016) ao qual o Chef Álvaro Costa uniu para Entrada um Carpaccio de Lampreia fumada e salada de folhagens.

No 1º Momento tivemos o privilégio de provar, uma edição limitada a 1000 garrafas, o idílico Gáudio Espumante Brut Nature (2016). Um verdadeiro néctar para o palato. A acompanhar veio a tradicional Lampreia no Forno à qual o Chef inovou com Fricassé.

Respeitando assim as tradições e o saber local, Álvaro Costa apresentou no 2º Momento a Lampreia à Bordalesa acompanhada de arroz. Neste prato de sabores mais intensos veio acompanhar o Gáudio Reserva Tinto (2014) também ele de corpo denso e elegantemente marcado. Um verdadeiro gáudio para os sentidos!

Para finalizar, de uma forma doce, a sobremesa foi Lampreia de Ovos regada com Gáudio Licoroso Doc Branco.

Um tributo à lampreia com a perfeita harmonização com vinhos alentejanos permitiu mostrar a reinventada cozinha do Hotel Meira, pela mãos do Chef Álvaro Costa. De realçar ainda, a receção genuína e simpática da família Meira e de um serviço de sala atento e profissional.  Um evento de excelência que encheu a Sala com os comensais mais curioso por novos sabores. Esperamos voltar em breve.


HOTEL MEIRA:
Rua 5 de Outubro 56 – Vila Praia de Âncora
4910-386 – Viana do Castelo

CONTACTOS:
+351 258 911 111

Consulta mais informações sobre o espaço em: www.hotelmeira.com


SUGESTÕES DO AZEVEDO

RESTAURANTES SUGERIDOS

A carregar…